Best price Generic Erectile Dysfunction PillsBuy Canada Erectile Dysfunction PillsCheap online sales CialisBuy 10 mg Levitra
Twitter – como usar sem atrapalhar a produtividade | blog.pedrobachiega.com

search 2013 adfgs

Twitter – como usar sem atrapalhar a produtividade

twitter_logoEntrei no Twitter mais ou menos no meio de 2008. Essa época o serviço já tinha virado “modinha” e todo mundo estava usando. A adesão de usuários e seu uso frenético era tão grande que o sistema não suportava e ficava fora do ar com grande frequência, o que causou muitas discussões em alguns sites sobre as tecnologias e arquiteturas que o serviço usava. Mas mesmo assim e com vários outros similares concorrentes surgindo, ele se manteve no topo com os usuários fiéis.

Não sabe-se ao certo quantos usuários estão cadastrados, mas com o crescimento, API do serviço aberta, robôs foram criados, empresas entraram no sistema, vários usuários fakes foram criados…
Apesar da limitação de 140 caracteres por mensagem, muitas pessoas criaram estilos próprios de twittar e usar o site. Algumas como o Guy Kawasaki falam sobre como usam o Twitter.

Muitas pessoas usam o Twitter apenas enviando mensagens sobre o que estão fazendo, comendo ou sentido. Alguns geralmente tentam seguir o máximo de pessoas. Muitos usuários usam para vender seus produtos. Alguns compartilham leituras e aprendizados… São vários os estilos de twittar.

Eu pessoalmente uso o meu Twitter para seguir algumas pessoas, empresas e sites das áreas que me interessam, como mobile, internet, TI… fora os amigos.
Tento manter uma média de 50 a 60 pessoas que sigo para dar conta de ler todo o conteúdo gerado por eles.
O problema é que se você não tiver foco e um processo de organização e concentração, o Twitter pode te deixar extremamente improdutivo.

Primeiro a própria ideia do serviço de constantes atualizações e microblogging já prende as pessoas a ele. Acho que um pouco da sede do ser humano pela curiosidade da vida dos outros ajuda no sucesso e aumento do uso. E esse pode ser o mal da improdutividade para muitos.

Como eu uso o Twitter.
Constantemente seleciono quem sigo no Twitter. Como eu tento ao máximo usá-lo para compartilhar links e conteúdos úteis sobre os assuntos que gosto de forma mais rápida do que escrever no blog, procuro pessoas que fazem o mesmo. Quando acho alguém que parece interessante, dou uma olhada nos posts que ela faz para ver se apenas fica conversando com outras pessoas, ou falando coisas mais pessoais ou então, e melhor, compartilha conteúdos úteis.
Infelizmente, muitas pessoas acabaram por virar “estrelinhas” e publicar muita coisa que não me agregava em nada, então comecei a aplicar um ‘filtro’ e excluí-las, mesmo porque, os assuntos realmente relevantes, essas pessoas com certeza publicariam em seus blogs também, logo, mais tarde poderia ler.

Outro problema constante que tinha era com o uso do TwitterFox. Plugin para o Firefox que mostra as mensagens dos seus amigos com uma pop-up no navegador. Essa pop-up pulando de 5 em 5 minutos me deixava totalmente improdutivo porque sempre acabava levando a visão para as mensagens, dai ia ver o link comentado, depois links do link, e uma bola de neve ia se formando.
Poderia simplesmente tirar ou desativar o plugin, mas não queria fazê-lo porque por outro lado ele fazia a publicação das minhas mensagens ser bem mais prática
Inicialmente aumentei o tempo de atualização das mensagens, depois desativei as pop-ups… e para evitar clicar no número de mensagens não lidas, fui me policiando com o tempo para desconsiderar aquilo e só ver as mensagens nos intervalos de folga pra cabeça. Não foi fácil, mas hoje já tenho um bom controle para o plugin não me atrapalhar, junto com a quantidade mais reduzida e melhor de mensagens.

Outra coisa que me incomodava eram as mensagens diretas das pessoas para outras pessoas, conteúdos que geralmente não me interessavam. Então descobri que o próprio Twitter tem uma opção de filtro para os replies das pessoas. Na página de configurações do Twitter eu troquei para ver os @replies somente das pessoas que sigo, e não todos. Isso limpou muito a minha caixa de mensagens.

E é assim que tento fazer do Twitter uma ótima ferramenta para troca e compartilhamento de informações e conteúdo mas sem atrapalhar a minha produtividade diária.

E você, se tem Twitter, como o usa?? Deixe seu comentário, e também seu Twitter!! ;)

16 comentários

  1. Cara, muito bom este post. Ainda não tinha refletido sobre como o twitter pode tornar alguém improdutivo( eu me incluo quando digo alguém).
    Abração.

  2. Pois é Daniel, muitas pessoas nem percebem isso por o serviço ser legal e bem dinâmico. Mas só de você perder 5 minutos lendo as últimas mensagens dos seus amigos, já perdeu sua concentração e para voltar a ter foco são mais uns 15 minutos ou mais.
    Grande abraço e valeu pelo comentário.

  3. E ai Pedro td em cima?

    Cara muito oportuno seu post, eu estava esses dias pensando como poderia fazer do twitter uma ferramenta que me ajudasse mais de que atrapalhasse. Tem muita coisa boa no Twitter mas por oiutro lado tem muito lixo conversinhas e piadinhas internas que realmente não são legais numa ferramenta onde esta se divulgando o conteúdo pra uma série de pessoas que não se sabe quem são.

    Essa dica de desativar o plugin(eu tbm uso o TwiterFox) é muito boa parabéns !!

    ahh se quiserem me sigam no Twitter hahah !
    @oronaldosantos

  4. É Ronaldo, tem várias coisas que da pra fazer, vai do que a pessoa tem em mente e também de como quer usar o serviço.
    Se tiver alguma outra dica, acredito que todos ficaremos felizes se compartilhar.
    Abraço

  5. Fala Pedro,
    Acho que passamos por questionamentos e conclusões parecidas com relação à produtividade com o Twitter.
    Hoje tento limitar o número de pessoas que sigo em torno de 70 e tb parei de usar o TwitterFox. Estou usando o Twhirl agora (ou o Twitterberry no celular), e abrindo cerca de 4x ao dia.
    Também coloquei no meu leitor de RSS os feeds de algumas pesquisas do search.twitter.com importantes para mim.
    Abcs,
    Eric
    (@ericnsantos)

  6. Ana Paula Bachiega:
    June 2nd, 2009 at 9:41 pm

    Pedro! Adorei o seu Blog. Tenho o twitter por ser uma pessoa de mkt, porém não uso, mas….entre papos de utilidade do twitter está em receber noticias de jornais do mundo como NY Times, Le Monde…particularmente nao uso pois prefiro os clippings de business que recebo diariamente, mas achei interessante essa forma de usar o Twitter. Ahh entrar 2 ou 3 vezes na semana é suficiente.

  7. Pedro adorei todos os seus comentarios. Te confesso que estou iniciando no twitter mas estou muito perdida. Nao quero numero de seguidores e sim manter meu foco. Recebo mensagens desnecessarias e nao sei como deletar. Acredito que tenha um filtro! vc pode me ajudar nessa? pode ser via e-mail. Caso nao possa entenderei perfeitamente.

    Andreia.

  8. Ana,
    muitas pessoas realmente dizem que não usam o Twitter constantemente porque as coisas que realmente importam vão sair em outras mídias e nos blogs, então depois vc fica sabendo… Agora, acessar 2 ou 3 vezes por semana, ou acessar diariamente vai de quantas pessoas vc segue e se considera importante não perder nada, ou então ficar olhando as páginas antigas…
    Resumindo: vai muito de cada um.
    Obrigado pela visita!!!

    Andreia,
    o Twitter não tem nenhum tipo de filtro de mensagens no servico. Filtrar mesmo só as pessoas que vc segue… eu por exemplo já deixei de seguir muitas pessoas, até famosas na blogosfera, porque comecaram a só escrever coisa inútil…
    O Eric (@ericnsantos) acho que já me disse que com o cliente twhirl dá para criar grupos de pessoas do seu Twitter… talvez dê para fazer mais algum tipo de filtro…
    Eu também durante um tempo queria um filtro, tirar as mensagens inúteis, mas só achei as solucões q coloquei aqui no post (tirar pessoas e não receber mensagem para outras pessoas de quem eu sigo, que agora é default no Twitter).
    Se achar alguma outra solucão, coloque aqui para o pessoal! ;)
    Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

  9. Pedro não entendo muito sobre o twitter,pois comecei a pouco tempo e apenas por curiosidade. Porém já estou seguindo algumas pessoas interessantes.
    Não sei qual foi a besteira que eu fiz, mas agora não consigo mais entrar timeline e está levando muito tempo para atualizar. Você poderia ajudar?
    Desde já agradeço.

  10. Olá Joice.
    Agradeço o comentário e a procura, mas não sei o que pode ser não. Talvez seja só um problema temporário do próprio Twitter.
    Tente também anotar as pessoas que você segue, depois exclua todas e vá adicionando uma por uma e vendo se dá algum problema… se acontecer, você vai saber com quem é o problema e pode deixar de seguir.
    Espero que consiga resolver o problema.
    Qualquer outra coisa, se eu puder ajudar, estou a disposição.

  11. Concordo com o que você falou. Realmente o Twitter pode nos deixar muito improdutivos se não tomarmos certos cuidados. Além de limitar as pessoas que sigo, mais ou menos, pelos mesmos critérios que você mencionou no seu post, eu também utilizo uma ferramenta fantástica chamada Hootsuite.com Essa ferramenta me permite definir a frequência de atualizações e agrupar tweets. Eu, por exemplo, atualizo “manualmente” quando tenho tempo de ler as mensagens. Além disso, se tenho interesse em seguir um determinado #assunto, crio uma coluna específica para ele. Se quero seguir uma @pessoa mais atentamente, crio uma coluna para ela. O serviço também me ajuda na publicação de links curtos e imagens. E para completar, o próprio Hootsuite se encarrega de publicar os posts do meu blog no Twitter. Bom, essa é a minha sugestão. Se alguém quiser me seguir: @ruinelson

  12. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by webmotiva: Twitter – como usar sem atrapalhar a produtividade http://bit.ly/kPuu5

  13. Pedro, esse post foi muito importante pra mim, pois me deu dois insights: 1) selecionar melhor a quem eu sigo, optando por pessoas que forneçam conhecimento, links e dicas específicas na minha área (criação e produção cultural); e 2) melhorar a qualidade das minhas twittadas, para que pessoas antenadas como você permaneçam comigo… Isso sem falar na questão do foco, do qual ando precisando ultimamente. O twitter tem me distraído e dispersado nesses dias. valeu!

  14. Olá Rui.
    Obrigado pela dica do hootsuite. Vou ver melhor a ferramenta, parece que ela pode ajudar muito!

    Olá Clotilde.
    Que bom que gostou das dicas, fico feliz.

    Valeu pela visita e pelos comentários pessoal.
    Grande abraço!

  15. Pedro
    Gostei muito de seu post. Cheguei nele através do… twitter de uma pessoa que começou a me seguir (twitter de novo…).
    Gostei especialmente da dica de como filtrar replies. Você tem mais dicas práticas desse tipo?

    Eu uso o twitter assim: sigo as pessoas que twittam links dos assuntos que me interessam. Sinto muito não saber ainda como taggear para poder usar mais tarde. O ideal para mim seria poder taggear no delicious instantaneamente. Você tem ideia de como fazer isso? O tweet inteiro poderia ir para o campo Título do Delicious, e ficaria uma coleção bem legal.

    Outra coisa que eu gostaria de fazer é poder optar por ver os tweets de apenas algumas pessoas que sigo, aquelas que têm maior densidade de tweets úteis.

    Um abraço
    @sergiostorch ou @sstorch (esqueci:-)

  16. oie gente me siga no twitter
    @sasacapetinha

Deixe seu comentário

XHTML: tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mobile version powered by WP Mobile View

iPhone Version . Mobile Version . Desktop Version