FILE em SP traz Reactable – mesa multitoque de sonorização

O FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que está acontecendo em São Paulo de 13 de agosto a 9 de setembro na Galeria de Arte do SESI vai trazer o projeto coordenado por Sergi Jordà com o pessoal da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha, de uma mesa multitoque que funciona como um instrumento musical.

O FILE é um festival que traz o que está sendo feito de mais novo pelo mundo na área de tecnologia e arte. O evento conta com apresentações, palestras e discussões, documentários e muito mais com profissionais e artistas de 30 países.
Veja mais no site do festival

Nessa oitava edição do festival está presente o projeto Rectable da equipe “Interactive Sonic Systems” do Grupo de Tecnologia Musical no Instituto Audiovisual da Universidade Pompeu Fabra na Espanha.

rectable

Rectable trata-se de uma mesa multitoque onde, com alguns outros objetos, você pode criar topologias sonoras complexas e dinâmicas, com filtros, geradores e moduladores.
A idéia é ser um “instrumento colaborativo de música eletrônica com uma interface de mesa multitoque e tangível” como explica o site do projeto da universidade espanhola.

A idéia é de o projeto ser:

  • colaborativo: vários performers (local ou remotamente)
  • intuitivo: sem manual, sem instruções
  • sonoramente desafiador e interessante
  • apreensível e controlável (até para crianças)
  • adequado para novatos (instalações) e músicos eletrônicos avançados (concertos)

Veja uma demonstração:



Espero conseguir ir pra São Paulo essa semana e visitar o FILE, quem sabe até colocar a mão no Reactable e fazer um sonzinho! :mrgreen:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *