OLPC – entrevista com João Bosco

Pessoal, depois que escrevi o post sobre o projeto OLPC, meu amigo e grande leitor do blog, Douglas falou que ele conhecia um cara que trabalha aqui na CERTI e esteve em contato com o projeto deles com o OLPC.
Falei com o João e fiz algumas perguntas sobre o projeto e a relação dele com o tal.
Abaixo dou uma sintetizada na nossa troca de informações:

João, fale um pouco de você.
Meu nome é João Bosco, sou formado em Ciências da Computação pela UFSC e atualmente estou fazendo mestrado em na área de Web Semântica. Além disto, trabalho na Fundação CERTI, uma fundação de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras localizada no campus da UFSC.

Trabalho em projetos de desenvolvimento de software desde 2003, trabalhando em projetos web, desktop e em dispositivos embarcados, principalmente em Java.

Qual seu ponto de vista em relação ao projeto OLPC? Qual sua visão perante a questão social do projeto?
Eu acho o projeto OLPC fantástico, com um grande potencial para realmente transformar o mundo. As pessoas por trás do projeto são muito talentosas e corajosas. Acredito que a educação é o único meio para o desenvolvimento e este projeto pode alterar a condição de países pobres ao longo prazo.

Crianças mais bem educadas hoje significam adultos mais conscientes amanhã, com melhores empregos, gerando renda, diminuindo a violência, diminuindo o dano ao meio ambiente e etc. Acho que a maioria dos problemas que o Brasil possui atualmente, de uma forma ou de outra, são resultados de um problema na educação básica das crianças brasileiras. Portanto, este projeto é muito importante ao nosso país.

Devido à minha formação técnica, outro ponto que me interessa bastante no projeto são as inovações técnológicas do mesmo. O laptop XO possui inovações no display, na bateria, na comunicação wireless, no sitema operacional, no gerenciador de desktop e etc. É realmente muito empolgante trabalhar neste projeto.

Fale sobre o projeto que você estava na CERTI com relação ao OLPC e também outros projetos da CERTI e OLPC.
A CERTI participa de alguns projetos relacionados ao OLPC. O principal deles é um projeto junto ao MEC para avaliação da implantação da plataforma OLPC no Brasil, onde esta sendo avaliado algumas características como logística de distribuição, características de software & hardware, usabilidade e etc.

Além disto, existe um projeto com uma empresa privada com interesse neste mercado. O OLPC esta criando um novo nicho e o mercado está atento a isto. Os outros projetos ainda estão em fase de prospecção e acho que não vale a pena mencionar aqui.

Minha participação foi, principalmente, na avaliação técnica do dispositivo, principalmente do software. Testamos bastante o gerenciador de desktop (Sugar) e seus programas (chamados no OLPC de “activities”). Os bugs encontrados foram reportados diretamente aos desenvolvedores trabalhando no projeto. Esta é outra característica muito interessante do projeto. Ele é um projeto muito transparente e as pessoas que trabalham nele são, em geral, bastante acessíveis e atenciosas.

Outra atividade que fiz foi o estudo da arquitetura de atividades do Sugar. Durante estes estudos nós acabamos portando o Opera para o OLPC e disponibilizamos para a comunidade. Este port ainda possui alguns problemas e nós pretendemos corrigi-los no futuro.

Agradeço muito ao João pelas respostas. Foram bem bacanas.

[update] e-mail do João: jpf [at] certi.org.br

3 thoughts on “OLPC – entrevista com João Bosco

  1. Anderson Nielson

    Boa entrevista! Bom tema!

    O João e o Pedrin são excelentes camaradas com quem tive e tenho o provilégio de trabalhar e bater papos sobre desenvolvimento de software, uso da web, celulares e outras aleatoriedades não menos interessantes.

    Só ainda não vi como o João desempenha tocando baixo! 😛 To esperando um convite pra ver a banda em Floripa!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *